Faça um brainstorming consigo mesmo.

Brainstorming é a técnica de discussão em grupo que estimula contribuições espontâneas com o objetivo de gerar novas ideias. As principais regras para uma sessão são: não existem ideias idiotas e todos devem participar. Já promovi sessões da seguinte maneira: cada pessoa lança uma ideia e o facilitador a escreve no quadro. Vamos fazendo rodadas, ouvindo todo mundo várias vezes até que as ideias razoáveis começam a se esgotar e então as mais absurdas começam a surgir.

Em geral, é em meio às ideias aparentemente malucas que algo grande é descoberto. Brainstormings são eficazes porque conseguimos eliminar as barreiras que costumamos ter para evitar dizer bobagens. O que a maioria das pessoas no meio empresarial não percebe é que essa técnica poderosa também pode ser usada por um indivíduo. Descobri isso enquanto dirigia, anos atrás, ouvindo um audiolivro motivacional de Earl Nightingale.

Ele falava sobre um sistema que havia aprendido e produzia excelentes resultados. No alto de uma folha de papel em branco ou num arquivo de texto do computador você escreve um problema que quer resolver ou um objetivo que pretende atingir. Em seguida, enumera as linhas, de 1 a 20, e começa sua sessão de brainstorming. As regras são as mesmas de uma sessão em grupo. Você deve listar 20 ideias, e elas não precisam ser muito bem-elaboradas nem razoáveis.

Dê permissão a si mesmo para deixar a mente fluir sem censura. Seu único objetivo é ter 20 ideias no papel dentro de um curto período de tempo. Se fizer isso por uma semana, você acabará com uma lista de 100 ideias! Já usei esse sistema várias vezes, com ótimos resultados. Funciona muito bem porque relaxa as ressalvas habituais contra o pensamento criativo e excêntrico. Convida o hemisfério direito de seu cérebro a participar.

Seu melhor mentor sempre será você mesmo, porque ninguém o conhece tão bem. Embora seja muitas vezes benéfico ouvir a opinião de uma pessoa mais experiente ou buscar um profissional especializado em coaching, a verdade é que os melhores dessa área nos ensinam a olhar dentro de nós para buscarmos as soluções mais eficazes.

Por Steve Chandler, do livro “100 maneiras de motivas a si mesmo”.

Gostou do texto? Deixa um comentário e vamos conversar!

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora